sábado, 25 de junho de 2011

A bailarina adulta


Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
(Bailarina, de Cecília Meireles)

Ela cresceu. Chega de salto alto, maquiada ou toda formal. Vem do cursinho, da faculdade, do estágio ou da empresa. Veste seu collant G ou GG e em minutos está pronta aquela que não desistiu do sonho do ballet.

A bailarina adulta* é aquela que conheceu o ballet na infância e/ou adolescência e por vários motivos não deu continuidade. Mas depois de adulta voltou a praticar, voltou a sonhar com a ponta dos pés.

Mas é também aquela que nunca fez ballet e resolveu arriscar depois de grande. Seja por influência da filha, da mídia, indicação médica ou para realizar um sonho antigo.

Seja como for, esta menina no corpo de mulher continua querendo ser bailarina. E aqui neste espaço eu pretendo compartilhar esse sonho, os desafios, as conquistas e mostrar que é possível, apesar da idade, do peso, da pouco elasticidade, ser uma bailarina (adulta).

* Que me perdoem os renomados profissionais, mas neste blog vou chamar toda e qualquer menina grande que faça ballet de bailarina adulta.

5 comentários:

  1. Denise que história linda e inspiradora. Tenho 29 anos, sou casada não tenho filhos e já conquistei muitas coisas na vida, menos realizar meu sonho de dançar ballet. Na verdade nunca tive apoio e agora com essa idade que deveria se preocupar em TER filhos EM ter profissão E cuidar do marido E cuidar da casa enfim, tantos EM TER QUE que acabei deixando meu sonho há tantos anos de lado. Entre o ballet e eu tem um amor muito dificil onde muitas pessoas entram no meio e debatem que isso é sonho de criança e eu já sou mulher, que esqueci de crescer e isso é coisa de quem não tem o que fazer da vida. Confesso que estou muito insegura (pois pretendo voltar, ainda não voltei) pois precisava de algo que envolvesse em profissão e não só coisa para perder tempo. Mas enfim, acho que já ocupei demais o seu blog e não quero tomar conta desse blog tão lindo só gostaria de poder conversar mais com vc e saber mais a sua história que me inspirou tanto. bju

    ResponderExcluir
  2. Oii, Crislaine! Que bom vê-la por aqui e mil desculpas pela demora em responder. Passei um período fora do ballet, mas estou voltando agora e pretendo trazer mais textos para inspirar mulheres como você que continuam sonhando em fazer esta dança linda! Olha, entendo perfeitamente estes "tem que". As pessoas sempre vão ter o que falar, criticar, mas no fundo elas se ressentem quando temos a coragem de realizar nossos sonhos de criança, adolescente, o que seja. Se você tiver a oportunidade de realizar este sonho, vai em frente. Estou torcendo por você. E me conta, viu? ;) bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre achei muito encantador o balé, lembro que quando pequena desejava dançar, eu não pude.
    E hoje com 21 anos eu ainda tenho esse desejo, imagino que deve de ser gratificante expor emoções na dança. Se estou aqui nesse site é porque eu ando pensando em iniciar :o
    Eu desejo muiiiitoooo!
    Mas tenho dúvidas se início por conta da idade, e penso se vou ter a vez de brilhar num dos palcos mais aplaudidos :/ o tempo corre e esta é uma dúvida cruel demais.
    E sabe de uma coisa? Eu sinto que poderia arrasar, e talvez alcançar as bailarinas profissionais hoje.
    Só não sei se estou sendo muito esperançosa. O que você me diz Denise M.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna Carollina não sei se ainda faz sentido pra você eu te responder, mas se você ainda sente que pode arrasar não perca essa energia! Se joga!

      Excluir