sexta-feira, 18 de março de 2016

Espetáculo de Páscoa tem dança no roteiro


O Grande Sacrifício: dança é diferencial (Foto de 2014)


De 22 a 26 de Março, será realizada em Fortaleza a peça O Grande Sacrifício, um musical que conta a história da Páscoa na perspectiva de Simão, o cirineu, homem que ajudou a carregar a cruz de Jesus. O espetáculo, escrito pela publicitária Meg Banhos, é organizado pela Igreja Batista Central de Fortaleza e tem um roteiro dinâmico, contado em parte pelas vozes de um septeto. Além deste diferencial, a peça também traz a dança, protagonizada por um grupo de doze bailarinas.





Ensaio do Grupo de Dança (Foto: Danielle Chaves)

Professoras de dança, bailarinas experientes e meninas que praticamente só tiveram aulas de ballet na infância estão juntas neste grupo de dança, ensaiando desde novembro do ano passado. A equipe é bem heterogênea: adolescentes, mulheres adultas solteiras, casadas, com filhos, profissionais, estudantes do ensino médio, com muita ou nenhuma experiência no palco. Mas, apesar de toda essa diversidade, o que é comum entre todas é o desejo de fazer parte desta produção que explica a Páscoa sob uma perspectiva diferente.

"Estamos contando a história do homem que marcou a humanidade e isso é tremendo", comenta a professora Rejane Rodrigues, 47 anos. Ela faz ballet adulto há cinco anos, já participou de outros festivais de dança, mas é a primeira vez que participa do musical O Grande Sacrifício. "A experiência do OGS, pra mim, está sendo única, porque eu nunca participei de algo tão imenso assim. Já participei de peças teatrais na igreja, mas era tudo muito simples. Já algo como o OGS está, não só sendo bem diferente, como muito gratificante pra minha vida", afirma Rejane Rodrigues.
Rejane Rodrigues: A dança trouxe saúde física e emocional

A professora destaca a importância que a dança tem na vida dela como instrumento terapêutico. "A dança entrou na minha vida como uma forma de Deus alegrar e animar o meu coração devido as dores emocionais que tive na minha vida com a morte precoce do meu esposo, em 2003. Jesus me deu vida novamente através da dança e isso não tem preço. Eu não só estou com saúde física, através da dança, como também estou com saúde emocional. E tudo isso foi Jesus que fez por mim através do balé. Louvo a Ele por isso", diz.


Experiência

Já contei aqui que foi graças ao musical O Grande Sacrifício que voltei a calçar a sapatilhas de ballet. Tinha passado um bom tempo afastada da dança e aí resolvi aceitar o desafio. Dessa vez está sendo diferente, pelo fato de ter me preparado melhor fisicamente para a dança. Nos últimos dois anos, fiz ballet, jazz, dança de salão e tudo isso serviu como um treino de certa forma. São técnicas diferentes, mas contribuíram para uma melhor consciência corporal. O que mostra que não importa a idade: se o seu corpo é  treinado adequadamente, ele pode fazer coisas que você nem imaginava. Mas o ponto é: independente da técnica, pra mim é um verdadeiro privilégio poder expressar louvor e gratidão a Deus por meio desta linguagem artística e contar a história da Paixão de Cristo através da dança. E  esta percepção não é diferente para outras meninas da equipe.

Em um vídeo produzido pela organização do musical, a coordenadora do grupo de dança, Mariana Estevam, destaca a importância da dança no contexto da peça. "Mesmo a gente não falando, estamos passando o que tem que passar através da nossa expressão corporal", afirma. A bailarina Raquel Viana já dança balé há 15 anos e compara a experiência de dançar em festivais com a participação do musical. "Eu já danço há muito tempo, mas estar aqui é muito emocionante, é diferente. É uma dança que você realmente se entrega a Deus", diz.

Confira o vídeo:





Serviço:
Musical O Grande Sacrifício
22 a 26 de Março de 2016
Local: TENDA da IBC (Rua do Cruzeiro, 401 - Pedras - No Anel Viário da BR 116) - Fortaleza-Ceará
Para mais informações: http://ibc.org.br/ograndesacrificio/




Nenhum comentário:

Postar um comentário